Condenado a 50 anos de prisão estava foragido havia seis anos e foi localizado pelo Deic durante operação na Grande São Paulo
Polícia Civil prende condenado por crimes contra instituições financeiras
A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (25), um homem condenado a penas que somam 50 anos de reclusão em Guarulhos, na Grande São Paulo. O suspeito estava foragido da Justiça havia seis anos e foi localizado durante uma operação realizada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
A ação foi conduzida por equipes da 1ª Delegacia de Investigações sobre Roubo a Banco e Latrocínio (Disccpat), unidade especializada na investigação de crimes contra instituições financeiras e de alta complexidade.
Segundo a Polícia Civil, o homem era procurado desde 2020, quando deixou de retornar ao sistema prisional após ser beneficiado com a saída temporária. Desde então, permanecia foragido.
Condenação inclui roubo a banco e ataque a transportadora de valores
De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Civil, o preso cumpria pena por diferentes crimes patrimoniais de grande impacto. Entre eles estão roubo a banco, ataque a transportadora de valores e invasão a condomínio.
As condenações acumuladas resultaram em uma pena total de 50 anos de reclusão. Após deixar de retornar ao sistema prisional durante a saída temporária, ele passou a ser considerado foragido da Justiça.
A captura ocorreu durante diligências realizadas pelos investigadores do Deic, que localizaram o suspeito em Guarulhos.
Armas, munições e equipamentos foram apreendidos
Durante a prisão, os policiais apreenderam armamentos e equipamentos que estavam em posse do condenado.
Segundo a Polícia Civil, foram encontrados dois fuzis, uma pistola, um colete balístico e munições. A equipe também apreendeu máscaras que, conforme informado pela corporação, eram utilizadas para a prática de crimes.
Todo o material foi recolhido pelos investigadores durante a operação.
Estado completa quatro meses sem registro de roubo a banco
A divulgação da prisão ocorre em um momento em que o Estado de São Paulo registra redução nos índices relacionados aos roubos contra instituições financeiras.
Conforme os dados apresentados pela Secretaria da Segurança Pública, São Paulo encerrou os quatro primeiros meses de 2026 sem registrar nenhum caso de roubo a banco.
De acordo com a pasta, é a primeira vez que o primeiro quadrimestre do ano termina sem ocorrências desse tipo de crime desde 2001, quando teve início a série histórica dos indicadores criminais.
Outros indicadores de roubos também registram queda
Além da ausência de registros de roubo a banco, o Estado também apresentou redução em outras modalidades de crimes patrimoniais durante o mesmo período.
Segundo os dados oficiais, foram contabilizadas 5,8 mil ocorrências de roubo de veículos e 867 casos de roubo de cargas entre janeiro e abril de 2026.
Ainda conforme a Secretaria da Segurança Pública, esses números representam os menores patamares registrados em 26 anos para ambas as modalidades.
Estratégia reúne patrulhamento, investigação e tecnologia
A Secretaria da Segurança Pública atribui os resultados ao conjunto de ações desenvolvidas pelas forças policiais no Estado.
A estratégia inclui o patrulhamento ostensivo realizado pela Polícia Militar em áreas com maior incidência criminal, aliado às investigações conduzidas pela Polícia Civil com foco na identificação e desarticulação de quadrilhas especializadas.
Outro recurso citado pela pasta é o programa Muralha Paulista, que integra mais de 94 mil câmeras públicas e privadas, além de leitores automáticos de placas de veículos e equipamentos de reconhecimento facial.
Segundo a Secretaria, a integração dessas tecnologias auxilia o trabalho de monitoramento, investigação e localização de suspeitos procurados pela Justiça, contribuindo para o enfrentamento da criminalidade e para as ações das forças de segurança no Estado de São Paulo.
Fonte: SSP.
Editado por Marcos Savoy.

