Mandado de busca e apreensão foi cumprido após denúncia; mulher foi presa em flagrante por suspeita de maus-tratos a animais
Operação ocorreu no bairro do Belenzinho
A Polícia Civil resgatou 141 animais durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no bairro do Belenzinho, na Zona Leste da cidade de São Paulo. A ação ocorreu na terça-feira (23) e resultou na prisão em flagrante de uma mulher suspeita de praticar maus-tratos contra animais.
De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), os policiais encontraram no imóvel cães e gatos mantidos no local. A investigação foi conduzida pela Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente (DIIMA) e teve início após o recebimento de uma denúncia anônima.
Ação contou com apoio de órgãos especializados
O cumprimento do mandado de busca e apreensão contou com a participação de equipes da DIIMA, da Vigilância Sanitária, da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e da Polícia Técnico-Científica.
As equipes realizaram vistoria completa na residência para verificar as condições dos animais e coletar elementos que auxiliassem na investigação. Durante a inspeção, também foram encontrados medicamentos veterinários armazenados no imóvel.
Segundo a Polícia Civil, entre os produtos localizados havia medicamentos com prazo de validade vencido, que foram apreendidos e encaminhados à Vigilância Sanitária para os procedimentos cabíveis.
Mais de 130 gatos foram encontrados no imóvel
Durante a operação, os agentes contabilizaram 141 animais na residência. Desse total, 136 eram gatos e cinco eram cães.
Após o resgate, os animais foram retirados do local e encaminhados para organizações responsáveis pelo acolhimento e pelos cuidados necessários. O objetivo é garantir assistência adequada aos animais encontrados durante a ação policial.
A participação da Divisão de Vigilância de Zoonoses e de outros órgãos especializados auxiliou no processo de retirada e encaminhamento dos animais, além da avaliação das condições observadas no imóvel.
Mulher foi conduzida à delegacia
Conforme registrado no boletim de ocorrência, a mulher que estava na residência recebeu as equipes responsáveis pelo cumprimento do mandado e foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos.
Após a análise dos fatos apurados durante a operação, foi determinada a prisão em flagrante da suspeita. O caso passou a ser investigado formalmente pela Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente.
A Polícia Civil não informou outros detalhes sobre a investigação no material divulgado pela Secretaria da Segurança Pública.
Caso foi registrado como abuso a animais
O caso foi registrado como abuso a animais na Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente (DIIMA).
Além do resgate dos 141 animais, a ocorrência resultou na apreensão dos medicamentos veterinários vencidos encontrados durante a vistoria realizada no imóvel.
A investigação teve origem em denúncia anônima e mobilizou diferentes órgãos públicos durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência localizada no Belenzinho, na capital paulista.
Com a conclusão da operação, os animais foram encaminhados para entidades responsáveis pelo acolhimento, enquanto o caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil para os procedimentos previstos na investigação.
Fonte: SSP.
Editado por Marcos Savoy.

