💢Projeto vem sendo desenvolvido na Emeb Anita Malfatti e tem, entre seus objetivos, fazer enfrentamento ao bullying e promover a comunicação não violenta💢
Partindo do princípio da comunicação não violenta, toda a escola, que atende estudantes do 1º ao 5º ano do fundamental e também Educação Para Jovens e Adultos (EJA), tem trabalhado em uma campanha intensa que visa promover a cultura de paz, a validação de sentimentos das pessoas e o enfrentamento ao bullying. O trabalho, que vinha sendo realizado desde o início do ano, se intensificou com os recentes episódios de violência ocorridos dentro de escolas pelo Brasil.
As escolas de educação infantil e ensino fundamental de Diadema contam com os Conselhos e Grêmios Curumins, colegiados formados por representantes de todas as salas de aula que participam das decisões da unidade escolar. E foram os curumins da Anita quem começaram as discussões, entre eles, sobre como construir uma cultura de paz na cidade, no bairro e na escola.
Esses representantes são multiplicadores e passam para os demais estudantes tudo o que está sendo debatido nas reuniões. No caso da mobilização “só é brincadeira se meu amigo sai feliz”, todas as salas aderiram e têm abordado o assunto. As turmas também fizeram cartazes e desenhos sobre o tema. Helena disse que depois das rodas de conversa, conseguiu perceber que ela mesma já havia feito bullying com colegas.
Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação de Diadema.
✔ Editado pela Redação.