💢VEJA O VÍDEO⬇⬇⬇
A primeira edição do Congresso de Telemedicina, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Caetano do Sul reuniu centenas de participantes de forma presencial e mais de 2,6 mil que assistiram à transmissão pelo Facebook e Youtube da Prefeitura. O evento foi realizado na sexta e no sábado (12 e 13/5), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, no Bairro Barcelona.
O prefeito José Auricchio Júnior e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, reuniram autoridades das esferas federal, estadual e municipais que são referências quando o assunto é saúde digital. Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde; a deputada federal e autora da lei da Telemedicina, Adriana Ventura; o secretário-executivo de Saúde do Estado, Sérgio Okane; Chao Lung Wen, da Associação Brasileira de Telemedicina; Ester Sabino, professora do Departamento de DIP da FMUSP e da USCS; Sérgio Rosa, do Datasus; Luana Araújo, do Centro de Estudos de Políticas Públicas de Saúde; Geraldo Reple, do Cosems, entre tantos outros nomes.
A abertura do congresso abordou A Saúde Digital como Política Pública. Um painel formado por mulheres (Regina Maura, Ana Estela Haddad e Adriana Ventura) debateu o esforço na implantação de políticas públicas para promover avanços no setor. “O nosso desafio como gestores públicos é integrar as iniciativas do País, que por conta da pandemia se intensificaram pela necessidade, mesmo não suficientemente planejadas. Agora é fazer um inventário e integrar as experiências dos municípios, estados e da União para uma maior efetividade de aplicação destas ações. É muito interessante ver o ponto em que São Caetano se encontra. Está bastante avançado em relação à transformação digital”, afirmou Ana Estela Haddad.
Adriana Ventura também destacou o trabalho digital que São Caetano desenvolve na Saúde. “Estou encantada com a transformação digital que acontece em São Caetano, o que prova que a mudança é possível quando se tem boa vontade. Esse evento representa isso, com pessoas que trabalham pelo bem comum.”
No sábado, mais cinco painéis trouxeram debates sobre a capacitação dos profissionais que atuam com ferramentas tecnológicas; a visão dos gestores sobre as vantagens e gargalos da saúde digital; novas tecnologias e oportunidades de melhorias nos serviços públicos; digitalização de serviços e saúde digital como potencial de melhoria do sistema de saúde; e a finalização do evento com a apresentação de cases e experiências sobre a importância da adoção de tecnologias e integração de dados no setor para a qualidade do atendimento e humanização, com a apresentação da telemedicina em São Caetano e da plataforma Disque Coronavírus.
Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação de São Caetano do Sul.
✔ Edições e Imagens: Repórter Savoy.