🟡A sede da Associação dos Amigos do Espaço Cerâmica foi palco para a primeira reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de São Caetano do Sul de 2025.

👉O encontro, realizado na noite de quinta-feira (27/2), reforçou a importância da união entre as forças de segurança e a participação ativa da sociedade na construção de uma cidade cada vez mais segura.

QUEM ESTEVE PRESENTE

A SESEG (Secretaria Municipal de Segurança), representada pelo secretário Lourival dos Santos Silva, esteve ao lado do comandante-geral da GCM, inspetor Sergio Ramos Vieira, do delegado titular de São Caetano, dr. Marcelo Caio Ferrari, do comandante da 3ª Cia, capitão Ronaldo Sales de Santana, além do subcomandante da GCM, inspetor Chefe Alexandre Cortez, e do inspetor-chefe Douglas Bispo da Silva.

A reunião teve como foco aproximar a população das autoridades, ouvindo demandas específicas de cada bairro e explanar as estratégias integradas de combate à criminalidade juntamente com a sociedade.

O QUE FALOU O SECRETÁRIO

“As ações policiais de combate ao crime são fortalecidas com a participação da sociedade. Com essa união entre as forças policiais e a sociedade civil, trazendo ao conhecimento das autoridades as reais necessidades de cada bairro, temos como resultado uma cidade cada vez mais segura”, destacou o secretário Lourival.

O QUE É O CONSEG

CONSEG é o Conselho Comunitário de Segurança, uma entidade civil formada por voluntários que apoia as Polícias Estaduais com base na filosofia da Polícia Comunitária. São grupos de pessoas do mesmo município ou bairro, que se reúnem para discutir, analisar e propor soluções para os problemas de segurança pública da região. A definição de CONSEG se encaixa perfeitamente à orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, que diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação de São Caetano.

Editado pela Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *