A Prefeitura de São Caetano do Sul recebeu, na terça-feira (11/6), o primeiro lote de vacinas contra a dengue para imunizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, enviado pelo Ministério da Saúde e distribuído pelo Governo do Estado.
A vacinação teve início na quarta-feira (12/6) em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Super Centro.
Os pais devem apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal, composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A vacina protege contra os quatro tipos de vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Até o momento, o município teve 6.924 casos de dengue e, destes, 530 foram crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.
“Embora a quantidade de crianças represente uma porcentagem baixa de casos positivos, estudos do Ministério da Saúde apontam que é nesta faixa etária a maior concentração de casos hospitalizados”, afirma o secretário de Saúde, Guilherme Esposito.
CONTROLE DA DENGUE E PREVENÇÃO DA DOENÇA
Mesmo que exista a vacina contra a dengue, o controle do mosquito Aedes aegypti é o principal método para prevenção contra dengue, chikungunya e zika, seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios, sendo essencial a colaboração dos munícipes redobrando os cuidados.
Equipe de Cuidado Avançado de Dengue (ECAD) – ENTENDA COMO FUNCIONA
As salas ECAD continuam funcionando em todas as Unidades Básicas de Saúde e no antigo Hospital São Caetano. Para realizar o teste, o morador deve enviar mensagem via WhatsApp no Tele Dengue (4233-8136 ) e preencher um questionário. Uma equipe de enfermagem avalia os dados e entra em contato com o paciente.
MORTES POR DENGUE NO ESTADO DE SÃO PAULO
O estado de São Paulo já registrou mais de 1.000 mortes por dengue em 2024, segundo os dados do painel de monitoramento da doença divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Além disso, outros 1.160 óbitos ainda estão em investigação.
O número total de casos confirmados ultrapassou 1,4 milhão e chegou a 1.417.742. Destes, 1.763 podem ser considerados de natureza grave. As notificações de dengue somam 2.553.953. Cabe destacar que os dados numéricos vão sendo atualizados continuamente.
Fonte e Foto: Assessoria de comunicação de São Caetano.
✅ Editado pela Redação.