💢Durante o encerramento do evento neste sábado, os governadores e secretários reforçaram o compromisso em combater o crime organizado por meio da Carta São Paulo💢
O Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud) foi encerrado na manhã deste sábado (21), com a leitura da Carta São Paulo.
📌Na área da Segurança Pública, o documento formalizou o compromisso dos governadores e dos secretários em ampliar a integração e a troca de experiência entre os estados no combate aos crimes em geral, em especial ao organizado.
Além da reforma na legislação penal, que foi destaque no encontro, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, ressaltou que o Cosud também irá criar um gabinete permanente integrado entre os estados para discutir e compartilhar políticas públicas que estão dando certo.

“Esse gabinete vai permitir a troca de informações baseadas em inteligência transnacional, porque o crime tem que ser combatido de maneira uniforme pelas secretarias de segurança do Brasil”, explicou o secretário, que ainda destacou que a “a reforma do sistema de Justiça criminal está sendo protagonizada pelos governadores em um diálogo com o Congresso Nacional, levando a necessidade da modernização da legislação penal. O Cosud, vai promover a maior reforma do sistema de justiça criminal do Brasil”.
O encontro fortalece o combate ao crime organizado no país, uma vez que possibilita maior integração entre os estados. Como exemplo da importância desse diálogo contínuo entre as forças de segurança interestaduais, o secretário Derrite citou a apreensão das nove metralhadoras furtadas do arsenal do quartel do Exército, em Barueri. “Continuando a operação no Rio Janeiro que apreendeu oito armas, essa operação que recuperou as metralhadoras em São Paulo é a prova que a integração funciona, que ela existe e que é mais que necessária”.
Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação da SSP.
✅ Editado pela Redação.