💢As metas são internacionais e proporcionam segurança do paciente💢
💥Jogos de perguntas e respostas, certo e errado, desafios e outras atividades fizeram parte das dinâmicas que envolveram a equipe durante toda semana.
A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou entre os dias 19 e 22 de setembro, a Semana da Segurança do Paciente, no Complexo Hospitalar Municipal, no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e na UPA Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho.
A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Segurança do Paciente (17/9), data criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), com o objetivo de reforçar a necessidade de estimular todos os envolvidos a minimizarem os riscos de danos associados à assistência à saúde, assegurando a segurança do paciente e melhorando a qualidade dos serviços de saúde.

A ação com o tema Engajando o paciente para a segurança do paciente, trabalhou para reforçar entre as equipes as seis metas internacionais preconizadas pela OMS: identificação correta, comunicação efetiva, medicação segura, cirurgia segura, reduzir o risco de infecção associado ao cuidado e reduzir o risco de queda ou lesões por pressão.
DEPOIMENTOS⬇⬇⬇
1- “Com recursos lúdicos e dinâmicas, nossa equipe trabalhou todos os protocolos entre nossos colaboradores. A segurança do paciente é um pilar fundamental em qualquer serviço de saúde. Quando estabelecemos diretrizes, planos de ação e melhorias, estamos focados também, em garantir que os pacientes recebam cuidados de saúde que minimizem o risco de danos, erros e outras complicações”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
2- “Envolvemos 321 profissionais das equipes multiprofissionais, que desempenham um papel importante na segurança do paciente, atuando em várias frentes para garantir que os cuidados de saúde sejam seguros, eficazes e centrados no paciente. Sua atenção aos detalhes, conhecimento clínico e habilidades de comunicação são fundamentais na prevenção de erros e na promoção do bem-estar dos pacientes”, explicou a diretora de enfermagem Olgair Almeida de Jesus.
A proposta realizada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, em parceria com a equipe de Educação Continuada, teve como objetivo aumentar a conscientização dos colaboradores sobre o risco de danos relacionados a segurança do paciente, com destaque para as práticas inseguras, defender a implementação de ações urgentes para melhorar a qualidade na assistência, engajar as principais áreas e os pacientes nos esforços para prevenir e reduzir danos na assistência em nossos serviços de saúde e empoderar os colaboradores com conhecimento.
Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação de São Caetano do Sul
✔ Editado pela Redação.