💢Tesouro Nacional fez o levantamento dos dados com base no ano de 2022💢
Os gastos com os tribunais de Justiça no Brasil correspondem a 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), apontam dados divulgados pelo Tesouro Nacional. O percentual é quatro vezes maior que a média internacional, que é de 0,4% do PIB.
A comparação inédita, baseada em informações de 2021 de 53 países analisados, revela a proporção alarmante dos gastos públicos brasileiros nessa área.
Em termos absolutos, o valor gasto pelos tribunais em 2022 chegou a 159,7 bilhões de reais. Desses, 131,3 bilhões de reais foram destinados ao pagamento de remunerações e contribuições aos magistrados e servidores o equivalente a impressionantes 82,2% do total.
Comparações dos gastos com Judiciário
Para se ter uma ideia do impacto desses valores, eles ultrapassam os 113 bilhões de reais investidos no programa Auxílio Brasil em 2022, que beneficiou cerca de 21,6 milhões de famílias.
O relatório do Tesouro também revela que o valor supera mais da metade do total destinado para a segurança pública.
Além disso, as despesas com tribunais são maiores do que aquelas relacionadas aos serviços de polícia no Brasil.
Cabe destacar que não foram contabilizados os gastos com os Policiais Militares que geralmente são designados para a assessoria militar dos tribunais e também os membros das equipes de escolta dos presos.
Fontes: O Antagonista, Folha de SPaulo, Estadão e CNN.
Foto: Internet.