💢Premiação destaca iniciativas de enfrentamento à violência de gênero; cerimônia de premiação é dia 14, no salão nobre do Palácio da Justiça de SP💢

🔴A segunda edição do Prêmio #Rompa, organizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), entra na fase final de avaliação dos trabalhos concorrentes.

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema está na lista dos três finalistas da categoria “Entidade Pública”. A cerimônia da grande final está marcada para 14 de dezembro no Palácio da Justiça.

O Prêmio #Rompa foi criado com o objetivo de reconhecer práticas que se destacam no combate à violência contra a mulher em todo o estado de São Paulo.

A avaliação dos projetos concorrentes teve como critérios a criatividade e inovação, qualidade, replicabilidade, alcance social e resultados. Os finalistas foram definidos por um grupo de 15 juradas que avaliaram mais de 60 trabalhos e selecionaram os três melhores em cada categoria: Magistrada/Magistrado; Sociedade Civil e Entidade Pública.

Segundo a juíza Ana Rita de Figueiredo Nery, coordenadora da Comissão Organizadora, a definição dos finalistas foi difícil, sobretudo, pela qualidade dos projetos apresentados. “Mas quem ganha com isso é a sociedade, com a difusão de práticas que, cada qual a seu modo, destacam-se na garantia de direitos das mulheres e na incessante luta contra a violência de gênero”, afirma.

O anúncio de que Diadema já está na final do 2º Prêmio #Rompa é comemorado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, responsável direta pela implantação do projeto.

Para mais informações sobre o 2º Prêmio #Rompa, basta acessar o Portal do TJSP https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=95668&pagina=1

📌Balanço da Patrulha Maria da Penha de Diadema

Em quase três anos de trabalho, o Programa Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema recebeu um total de 781 medidas protetivas, expedidas pelo Ministério Público em defesa de mulheres vítimas de violência. Nesse período, a Patrulha realizou 16.314 rondas/visitas, registrou 274 boletins de ocorrência de violência doméstica e efetuou 34 prisões, encaminhando os agressores à Polícia Civil.

Atualmente, 197 mulheres com Medida Protetiva estão sendo assistidas/protegidas em Diadema e mais 34 agendadas.

Criado em 2021, pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, o Programa Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema desempenha a atividade policial de acompanhar/proteger as mulheres vítimas de violência com medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário. O Programa é executado em cooperação com o Ministério Público e a Delegacia de Defesa da Mulher e, conta ainda, com o apoio intersecretarial da Prefeitura, por meio da Casa Beth Lobo, Assistência Judiciária e outros serviços da rede de proteção às mulheres.

Sob a coordenação da GCM (1ª Classe) Luta e GCM (1ª Classe) Simone, a Patrulha Maria da Penha de Diadema conta com 16 Guardas Civis divididos em turnos e devidamente capacitados para prestar atendimento técnico e humanizado. Por meio de visitas, a Patrulha visa garantir efetiva segurança das mulheres, além de confirmar se houve novos casos de violência ou tentativa de reaproximação do agressor.

O trabalho da Patrulha vai além da proteção policial, auxiliando as mulheres no acesso a outros serviços de amparo e acolhimento, incluindo apoio nos procedimentos necessários das investigações judiciais e indicações de cursos e atividades que contribuam para o fortalecimento e reconstrução de laços sociais.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação de Diadema.

Editado pela Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *