Primeiro Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar foi promovido pelo Ministério da Educação, em Brasília, e a experiência diademense foi uma das iniciativas elencadas como ações efetivas de enfrentamento à violência nas escolas

A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, e o secretário de Segurança Cidadã do município, Benedito Mariano, apresentaram em Brasília, na tarde da última terça-feira (30), o Observatório de Segurança Escolar que as duas pastas estão implementando na cidade. A experiência foi uma das iniciativas brasileiras para lidar com a violência no ambiente escolar apresentadas no Primeiro Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar, que foi promovido pelo Ministério da Educação.

O Observatório de Segurança Escolar de Diadema é uma política permanente, lançado em 20 de abril, com polos em cada uma das quatro regiões da cidade. Os polos vão reunir pais, mães e responsáveis pelos estudantes, professores e funcionários das escolas, lideranças comunitárias do entorno e os próprios estudantes, além de representantes das Secretarias de Educação, Segurança Cidadã, Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Assistência Social e Cidadania. Além do programa que vem sendo desenvolvido em Diadema, foram apresentadas também iniciativas do Ceará, de Pernambuco e do Distrito Federal. Entre os palestrantes estiveram nomes como Daniel Cara, Miriam Abramovay, Justin Heinze, grandes pesquisadores sobre violência em contextos escolares.

Ampliar a integração entre projetos desenvolvidos pelo município que afetam a rede escolar e atuam sobre as dinâmicas de violência, na perspectiva da governança participativa; e aumentar o fluxo de informações sobre serviços, ações, programas e planos de governo, ampliando o diálogo e a articulação municipal com a população do território, também são metas da iniciativa.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação de Diadema.

✔ Editado pela Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *