Na segunda (8/5), professores e funcionários da EMEI Francisco Falzarano, no Bairro Boa Vista, ficaram na escola além do horário das aulas por um motivo dos mais nobres: salvar vidas. Eles participaram do treinamento de primeiros socorros do programa Educa+Vidas, instituído pelo prefeito José Auricchio Júnior e coordenado, de forma conjunta, pelas secretarias de Educação e Saúde.

💢EDUCA + VIDAS💢
O programa Educa+Vidas tem como objetivo capacitar educadores das escolas de São Caetano sobre como proceder em situações de emergência, por meio de treinamentos regulares e de videoaulas, disponíveis no hotsite educamaisvidas.com.br – acessível, também, para o público em geral.

As formações começaram no dia 3 de maio, inicialmente para as unidades de Educação Infantil. Na sequência virão as escolas de Ensino Fundamental e, por fim, Ensino Médio, onde os alunos também receberão a formação, além da equipe da escola. Escolas estaduais e particulares também poderão receber o treinamento.

As escolas capacitadas receberão um selo que será afixado em local público e visível, atestando que aquele estabelecimento de ensino está certificado pelo Educa+Vidas e é um lugar mais seguro para alunos, professores e funcionários.

DEPOIMENTOS🔽

1- “Convidei nossa equipe para participar da capacitação e foi grande a receptividade. Muitos já haviam assistido aos vídeos do programa no site (https://educamaisvidas.com.br/) e vieram aprender na prática”, testemunhou a diretora, Evanise Juarez, cuja experiência pessoal também atesta a importância desse tipo de capacitação. “Sou mergulhadora e já fiz treinamento de primeiros socorros. Graças a esse conhecimento, certa vez pude salvar uma funcionária que estava engasgada.”

2- “Quando você sabe o que fazer, fica mais tranquilo”, destacou Stephano Rosa. Ele começou ensinando os funcionários da escola como fazer uma tipoia e um curativo, orientou manobras para engasgo e massagem para parada cardiorrespiratória, além de responder perguntas da plateia. “O que nós estamos fazendo aqui é multiplicar o conhecimento”, disse.

3- “A gente que fica em contato com criança o tempo todo precisa saber como lidar em situações de emergência. E não só aqui. Também na rua e mesmo em casa podem surgir imprevistos; é um aprendizado para a vida”, elogiou a servente Valentina Maria Crepaldi. “Treinamento em primeiros socorros é muito importante. Tive alguns anos atrás e quando me queimei na cozinha eu já sabia o que fazer”, confirmou a merendeira Maria de Fátima Alves Presti. “Aprendizado nunca é demais. A gente nunca sabe quando vai precisar”, concluiu a servente Sônia Maria Gomes dos Santos.

Fonte e Fotos: Assessoria de Comunicação de São Caetano do Sul.

✔ Editado pela Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *