SÃO CAETANO DO SUL
Educação Infantil da Cidade é avaliada por professores, funcionários e pais de alunos
Durante o mês de março, as escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Caetano do Sul estão realizando reuniões para realizar a aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. O objetivo é garantir a excelência no ensino oferecido às crianças matriculadas na Rede Municipal por uma avaliação que reúne toda a comunidade escolar: professores, funcionários, pais e responsáveis por alunos.
Nas escolas municipais de São Caetano, já existia um processo de autoavaliação, mas em 2022 ocorreu a primeira experiência sistematizada dos Indicadores de Qualidade. O questionário aborda nove diferentes dimensões da Educação Infantil, cada uma delas avaliada minuciosamente.
As questões permitem avaliar aspectos como planejamento e gestão escolar, o cuidado às crianças em sala de aula, participação e escuta de bebês e crianças, a qualidade da alimentação, a segurança da escola, os conteúdos pedagógicos oferecidos, a oferta de materiais pedagógicos e de mobiliário adequados às faixas etárias, a atuação do AEE (Atendimento Educacional Especializado), a limpeza dos ambientes, o conforto ambiental, e a comunicação da escola com a comunidade. Também são avaliados os instrumentos disponíveis para formação e aprimoramento da atuação profissional dos profissionais que atuam na Educação.
ETAPA SEGUINTE
A próxima etapa do programa consiste na plenária, que permitirá escolher os tópicos que darão continuidade ao processo. A plenária é um momento importante, pois é a oportunidade da comunidade escolar decidir em conjunto as prioridades para a educação infantil da rede municipal.
Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação de Santo André.
Editado pela Redação.