GCM participa de curso de capacitação sobre Lei Maria da Penha
15 agentes da Guarda Civil de Ribeirão Pires participaram na quinta, dia 30, na Cidade de Suzano, do curso de capacitação sobre a Lei Maria da Penha. A ação teve como objetivo atualizar protocolos e procedimentos a serem adotados em ocorrências.
O curso foi coordenado pela GCM de Suzano e abordou temas como: Aspectos Legais da Lei 11.340/2006, inovações, importância da patrulha, procedimentos padrões, fluxograma de atendimento, identidade de gênero, medidas protetivas e dados estatísticos. Além disso, os guardas acompanharam atendimentos, ocorrências e atividades de campo.
Para o comandante da GCM da Estância Turística de Ribeirão Pires, Aparecido do Carmo Meira, o curso é de extrema importância para fortalecer a atuação da equipe especializada. ’’Hoje vemos que as taxas de feminicídio estão em uma crescente no país, e capacitar nossos agentes a fim de termos uma equipe especializada na defesa das mulheres em Ribeirão Pires trará uma segurança maior e mais agilidade na resolução dos casos”, observou.
NA CIDADE
Desde agosto de 2021, a Guarda Municipal de Ribeirão Pires possui a Patrulha Maria da Penha, com uma equipe de agentes que atuam no combate à violência contra a mulher.
APLICATIVO
Aplicativo ANA – A GCM da Estância também possui o aplicativo Ana, que garante agilidade no atendimento em caso de emergência. O app é destinado às mulheres que possuem Medida Protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha. A interessada, pode se cadastrar diretamente na sede da Guarda Municipal, onde receberá acesso ao aplicativo. Quando importunada, basta dar um click que a corporação será avisada e prestará apoio imediatamente.
Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação de Ribeirão Pires.
*Editado pela Redação.